O encontro de Martha com pixadores de São Paulo (Exclusivo)
Lorem ipsum dolor
Quinta-feira é conhecida como “Dia do Point” por muitos pixadores em São Paulo. Naquele 5 de Abril no entanto a programação de alguns escritores foi outra. Em Osasco, distante alguns bons quilometros da esquina da rua São João com Dom João de Barros , Dino chamou alguns amigos para uma reunião em casa. Mas não se tratava apenas de mais um churrasco, folhas rabiscadas e discusões de futebol. O motivo da reunião era a visita ilustre de uma única pessoa, uma senhora de mais de 70 anos de idade.
No meio de mais de 30 pixadores, Martha Cooper, renomada fotográfa americana, entendeu um pouco melhor o que é a pixação. Entre pastas e mais pastas de folhinhas, convites de festas (muitos deles originais), histórias e milhares de fotos, Martha se surpreendeu com o poder da pixação que convive com a cidade há mais de 30 anos. Tirou fotos dos seus anfitriões, distribuiu posters assinados, conversou com todos e fez até uma folhinha dedicada a todos os escritores do movimento.
Entretanto, em uma noite que pode-se considerar histórica, o que mais chamou atenção da fotográfa foi o fato de que pixação e graffiti coexistiram durante muitos anos sem contudo se conhecerem. Enquanto meninos se aventuravam em yards de Nova Iorque, garotos brasileiros já rabiscavam suas letras retas em muros por toda a cidade. Duas autênticas e muito genuínas expressões artísticas vindas do gueto e acontecendo simultaneamente em lugares distintos do mundo mas com um denominador comum, o amor por aquilo que se faz. Nada mais hip-hop!
_____
For the Pixadores, thursdays in São Paulo are known as “Dia do Point” (literally Meeting Point Day). But there was something quite peculiar on that 5th of April. In the city of Osasco, far away from São Paulo’s downtown, Dino gathered some friends for a meeting at his place. But it was no ordinary barbecue to talk about soccer and sketch some letters with friends. On that day there was a very special guest, a lady in her mid-70s.
- #DI#, Pino, Kidão e outras relíquias
- Capim, Kanalhas, Imorais e outras raridades. No fundo #DI#, Dino e MCD
- Folhinha Point ABC
- Folhinha Point Zona Sul
- Muitas histórias, rolês e folhinhas numa mesma foto
- Bacanas (Zara)
- KOP
- Foto que circulou nas redes socias: Encontro de gerações
- Martha clicada entre pixadores
- Alucinados, Wolfs, Coringa e 8ºBatalhão
- Os Barbaros
- 8ºBatalhão (Pinguim)
- Dino
- Wolfs (Jé)
- Exorcistas
- Pixo a rigor na agenda da casa do Dino, anfitrião da reunião
- Taticos
- Cooper e Dino: Personagens importantes separados por alguns milhares de quilometros (Por: Mundano)
- Xuim, um dos interpretes da noite (Por: Mundano)
- Pixação: “Amazing!”
- Presente a todos os escritores das ruas de São Paulo: From New York to São Paulo (Por: Mundano)
Fotos por: Martha Cooper / Mundano
Pixos presentes: Dino, Wolfs, Lixomania, Exorcistas, Xuim, Algos, Kop, Ilarios, Fungos, Chefe, Kbça, Os Metralhas, Coringa, Táticos, Hot City, Ark, Bacanas, 8ºBatalhão, Os Barbaros, Cia, Alucinados, CHT, AHG entre outros.
Agradecimento especial: Mundano (interprete e intermediador do encontro)
TODOS OS COMENTÁRIOS: