Kings of Graffiti – Sane & Smith

Lorem ipsum dolor

David Smith(Sane) e seu irmão Roger Smith(Smith) formaram uma das mais importantes e marcantes duplas da história do graffiti. Juntos pintaram incontáveis metrôs, trens e túneis(há quem diga que era impossível andar 5 metros em todo o extenso 60th Street Tunnel sem encontrar alguma marcação deles). Mas foram pelas ações no alto que ficaram realmente conhecidos. Numa época em que estava cada vez mais difícil pintar nas linhas, os irmão de Manhattan inovaram e subiram um nível.

Fizeram história ao pintar a famosa Brooklyn Bridge, cartão postal da cidade de Nova York. Na época foram processados pela prefeitura nova-iorquina e condenados a pagar US$3 milhões, na maior ação movida contra um grafiteiro até hoje.

sane_11Ação na tão famosa ponte do Brooklyn: 3 milhões de dólares de multa.

Ficaram anos sob a mira das autoridades de NY. Foram considerados pela própria polícia como um dos 20 maiores escritores da história, em termos de danos causados ao patrimônio.

David nunca terminou seus estudos. Roger se formou em Ciência da Computação pela Universidade de Fordham. No seu primeiro emprego pediu as contas para poder pintar em tempo integral.

Em outubro de 1990, Sane foi encontrado morto as margens do Flushing Bay. Até hoje não se sabe ao certo o motivo de sua morte. Meses antes ele havia sido preso, sendo o primeiro escritor a ser acusado em terceiro grau de conduta criminosa. A ação judicial movida contra Sane passou para Smith, assim que seu irmão morreu.

Quando Sane faleceu, Smith continuou pintando seu nome e o do irmão, mantendo viva a história que criaram juntos.