Kings of Graffiti – Cornbread

“I am the graffiti writer, the graffiti artist is the one that gets money. A lot of artists are worth more in death than in life.”

Cornbread está na seção Kings of Graffiti de maneira tardia. Autodenominado primeiro “grafiteiro” do mundo, Darryl McCray merece um lugar de destaque entre os escritores urbanos que ganhariam notoriedade no Hip-hop que surgia dos guetos de Nova Iorque e da Filadélfia, cidade natal de McCray.

Orgulhoso de nascer em Brewerytown, bairro situado ao norte da cidade, Cornbread seguiu a risca os passos de muitos moradores do subúrbio americano. Com diversas prisões, problemas com a justiça e envolvimento com entorpecentes, o escritor hoje se diz distanciado desse mundo pouco amistoso, realizando programas sociais na comunidade, participando de eventos de Hip-Hop e trabalhando com jovens em universidades.

No entanto, sua historia no movimento é longa. Em meados dos anos 60 receberia o nome que carregaria consigo pela vida. Internado num reformatório com apenas 11 anos, o pequeno Darryl viraria simplesmente Cornbread. Motivo: pedia para o cozinheiro da escola lhe servir pão de milho como sua avó costumava fazer.

Numa época onde a escrita urbana era primordialmente feita por gangues num propósito de demarcação de lugares e fronteiras, Cornbread seguiu uma vertente diferente. Com um contato próximo com a maioria das gangues que circundava a cidade, teve o passe livre para  fazer historia em todos os cantos da cidade.

Ao contrário dos membros de gangues ou ativistas políticos, Cornbread queria chamar atenção. E conseguiu. “Eu finalmente teria crescido e saído desse meio até que a mídia anunciou a minha morte” (Referindo-se a um artigo de jornal em 1971 quando alegaram a morte de um rapaz apelidado de “Corn”, possivelmente Cornbread).

“Essa foi uma receita para o desastre se consumar”, diz o artista que mais do que nunca tinha algo a provar. “Eu sabia o que tinha que fazer para trazer o meu nome de volta dos mortos.”

E fez de maneira categórica. Carros de metrô, zoológico da Filadélfia, veículos policiais e até jato do Jackson Five entraram na lista de suas façanhas. Mesmo com a sombra de Taki 183, Cornbread entrou literalmente  para a historia.