DJ Jazzy Jeff & Fresh Prince

Pouca gente sabe que antes de começar sua carreira como ator no seriado “The Fresh Prince of Bel-Air (Um maluco no Pedaço) Will Smith já se destacava na cena do Hip-Hop. E foi, no começo dos anos 80, com seu parceiro DJ Jazzy Jeff (que depois se tornaria “Jazz” o melhor amigo de Will na série) que Smith formou uma dupla e começou a ganhar notoriedade e fama nas ruas da Philadelphia, lugar onde nasceram.

“Rock the House” foi o primeiro LP lançado. O disco tinha apenas três singles: “Girl’s Ain’t Nothing But Trouble”, “The Magnificient Jazzy Jeff” e “A Touch of Jazz.” A primeira parte do disco resume-se as rimas de Fresh, enquanto que a segunda fica por conta dos beats de Jeff, DJ desde criança (ele tinha apenas 10 anos quando começou a “rodar” discos em festas na zona oeste da Philadelphia utilizando o porão da sua família como um terreno de treinamento para seus remixes).

Porém, foi no segundo albúm que DJ Jazzy Jeff & Fresh Prince realmente se destacaram. O single “Parent’s Just Don’t Understand” rapidamente se tornou um enorme sucesso tocado inúmeras vezes nas rádios de todo o país. O ápice da dupla foi em “He’s the DJ, I’m the Rapper,” álbum sucesso de vendas com o qual ganharam o disco duplo de platina e depois o Grammy como “Melhor Performance de Hip-Hop”.

Em 1990, contratado por Quincy Jones e pela NBC Fresh Prince passa a estrelar “The Fresh Prince of Bel Air”. Posteriormente, Jeff se junta ao elenco interpretando “Jazz” o melhor amigo de Will por todos os 6 anos de exibição do programa.